segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Identidade de gênero, sexualidade e expressão de gênero


Tenho conversado com muitas pessoas que ainda estranham esses (e outros) conceitos. Não acho absurdo que isso aconteça, primeiro que ninguém é obrigade a conhecer todo o espectro de gênero, nem possuir todas as informações, e depois, nosso país é demasiadamente desinformado e tradicionalista, então tudo o que foge da norma imposta é ignorado propositalmente pelas mídias, quando não é atacado.

Bem, tentarei lançar uma luz sobre esses temas, espero que consiga ser sucinta e clara o suficiente. ^^

Identidade de gênero:

Todo ser humano possui uma identidade de gênero. Algumas são mais conhecidas que outras, mas o fato de muitas serem pouco conhecidas não significa que são raras ou inexistentes. Algumas pessoas se identificam como pessoas cisgêneras, ou seja, ao nascer atribuíram a essa pessoa um gênero, e ao crescer e se desenvolver psiquicamente, essa pessoa continuou se compreendendo tal qual fora denominada no nascimento. Por exemplo, nasce um bebê e o médico o identifica como menino, quando ele cresce e se desenvolve, continua se compreender como menino, isso quer dizer que ele é um homem cisgênero. O mesmo vale para mulheres cis.

Já tem pessoas, que ao nascer foram designadas como pertencentes a um gênero, mas ao se desenvolver psiquicamente, essa pessoa percebe que lhe atribuíram o gênero errado. Essas pessoas são transgêneras (esse termo é bem amplo e ramificado). Por exemplo, um bebê ao nascer é designado como menina, no entanto, depois de um tempo, essa pessoa passa a se identificar como menino. Então, ele é um homem trans.

Como disse ali entre parênteses, o termo transgênero é um termo bem ramificado, chamamos de guarda-chuva, porque debaixo dele existem outros tantos. Citarei alguns, para fins de exemplificação, se algum gênero não for citado, saibam que não é nenhum tipo de exclusão, longe disso. Mas enfim, uma pessoa transgênera pode se identificar como: 

Homem/mulher trans: Conforme explicado acima.

Travesti: Identidade de gênero feminina, especificamente da América Latina. 

Queer: De modo geral, é uma pessoa que está completamente fora dos padrões heterocisnormativos. 

Gênero fluído: Uma pessoa que flui de um gênero para outro de tempos em tempos. 

Gênero neutro: Que não tem uma designação de seu próprio gênero. 

Agênero: Não se identifica com nenhum gênero. 

Bigênero: Uma pessoa que possui dois gêneros. 

Trigênero: Uma pessoa que possui três gêneros. 

Poligênero: Uma pessoa que possui vários gêneros. 

Intersexo: Uma pessoa que nasceu com ambos os órgãos genitais. 

Não-binárie: Uma pessoa que rompe com os moldes binários de gênero, ou seja, não pode ser classificada como homem ou mulher. 

Gênero estelar: Uma pessoa que possui um gênero que não pode e nunca poderá ser explicado pelos parâmetros humanos. 

etc.

Repassando, identidade de gênero é como a pessoa se compreende como indivíduo. Como elu se percebe. Ou seja, todo e qualquer gênero, cis ou trans, está na psique humana, é uma compreensão individual e única. 


Sexualidade:

A sexualidade é como a pessoa lida com seu eu erótico/romântico. Existem pessoas que se atraem por outras sexualmente, outras romanticamente, outras psiquicamente, etc. Mas de um modo bem geral, e não é menosprezando o assunto (até porque ele será ampliado depois) vou me ater a umas poucas sexualidades.

Homossexualidade é expressa por pessoas que se atraem sexual e/ou romanticamente por pessoas do mesmo gênero que ela. Homens cis ou trans que gostam de outros homens cis ou trans. Mulheres cis ou trans que gostam de mulheres cis ou trans. 

Heterossexualidade é expressa por pessoas que gostam do gênero oposto ao seu. Por exemplo, homens cis ou trans que gostam de mulheres cis ou trans, ou mulheres cis ou trans que gostem de homens cis ou trans.

Bissexualidade é expressa por pessoas que se atraem por dois gêneros.

Polissexualidade é expressa por pessoas que se atraem por vários gêneros.

Pansexualidade é expressa por pessoas que se atraem por pessoas independentemente de seus gêneros.

Sapiossexualidade é expressa por pessoas inteligentes, educadas, carismáticas, muitas vezes essa atração não envolve necessariamente o ato sexual.

Androssexualidade é expressa por pessoas que sentem-se atraídas por pessoas que se identificam com um gênero masculino, ou expresse essas características (estereotipadas).

Ginessexualidade é expressa por pessoas que se atraem por pessoas que expressam feminilidade, que se compreendem com um gênero feminino, ou expresse essas características (estereotipadas).

Assexualidade é expressa por pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual.


Expressão de gênero:

É como a pessoa se expressa socialmente. Isso pode envolver roupas, maquiagem, tom de voz, trejeitos, cortes de cabelo etc. Por exemplo, masculino, andrógino e feminino. 


Refletindo:

Imagine uma pessoa que se identifica como homem, se atrai por mulheres, mas se expressa socialmente com características tidas como femininas. Nesse exemplo, a pessoa seria um homem héterossexual que tem uma expressão de gênero feminina.

Podemos pensar também numa pessoa que se identifica como não-binárie, se atrai por mulheres e tem uma expressão de gênero andrógina. Essa pessoa seria, uma pessoa não-binárie, ginessexual, que tem uma aparência andrógina, ou seja, que mistura os elementos femininos e masculinos sobre si.


Assunto bônus, sexo:

Humm, aqui o bicho pega. Sexo é aquele órgão genital com qual a pessoa nasce; vagina, pênis ou ambos. Se a pessoa nasceu com pênis, significa que ela tem um pênis, só isso. Elu pode ser, homem, mulher, travesti, não-binárie, queer, etc. O mesmo vale para o caso da vagina. 

Algumas pessoas que nascem com ambos os órgãos se identificam como intersexo. Existem pessoas intersexo que se identificam como NB também, e outras identidades.


Mas por que foi que eu trouxe esse assunto bônus? Perceba que em momento algum eu descrevi as identidades de gênero, as sexualidades ou as expressões de gênero linkadas ao sexo. Sabe por quê? 

Porque são independentes. Qualquer gênero pode ter qualquer sexo. Qualquer sexualidade pode ter qualquer sexo. Qualquer expressão de gênero pode ter qualquer sexo.

Sim, vou dar um exemplo.

Uma pessoa nasceu com uma vagina, foi denominada menina, mas ao desenvolver-se psiquicamente, percebe-se menino. Ou seja, é um homem trans. E este homem se atrai por mulheres, ou seja, ele é um homem trans héterossexual. A expressão de gênero dele é completamente feminina. Bem, ele é um homem trans, hétero, que tem como expressão de gênero a feminilidade. Ah, eu sei o que você pensou, mas não. Não seria uma garota lésbica. Lésbicas, são mulheres que gostam de mulheres, independente de sua expressão de gênero ou sexo. Nesse caso do exemplo, a pessoa se identifica como homem. Entendeu? Espero que sim.


Beijos da Pri! ^^



 

4 comentários:

  1. Bom, pra cacete.
    Eu não manjo muito, como você sabe.
    Mas tá bem explicadinho. Se eu entendi, qualquer um com dois neurônios pode entender. kkk

    ResponderExcluir

Postagens recentes

Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade

  Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade. Bom, para começar esse texto terei de fazer uma breve apresentação do jogo Lobisomem: o Apo...