quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Ostara


"Ostara - Equinócio de Primavera"



Ostara é a celebração pagã do equinócio de primavera, comumente chamado de sabbat. Esse Sabbat representa a jovialidade, a fertilidade, a face donzela da Deusa. Dia e noite se equivalem em duração nos mostrando que tudo no universo possui um equilíbrio e um ciclo.

É tempo de renovação, de renascimento e de semear. Yule ficou para trás, o frio, a seca e a escuridão infértil foi superada, agora é tempo de vida, luz e alegria.

As bruxas que celebram Ostara, o fazem com muita música, frutas e alimentos com mel. Esse sabbat representa toda a fertilidade do mundo, não só a que é direcionada à reprodução genética, mas a fertilidade de sonhos, ideias, sentimentos e emoções, é uma data muito importante, pois, nos remete ao recomeço, é onde termina um ciclo e começa outro.

Devemos sempre estarmos prontes para recomeçar, o medo gera estagnação, e como somos fruto de vibração de energias, estagnar significa deixar de existir, deixar de viver, deixar de se manifestar e evoluir; é o fim de tudo.

Todo recomeço está do outro lado do medo e da dúvida. Mas se pararmos para pensar que somos deuses também, que somos parte do universo, então, recomeçar é apenas um fato corriqueiro.

Ostara é tempo de deixarmos para trás todas as dúvidas, os dessabores, os desafetos, os sofrimentos, mágoas, angústias, incertezas, relacionamentos tóxicos, e tudo aquilo que nos impede de sermos felizes. É tempo de se reconectar com sua criança interior e sorrir, festejar a jovialidade espiritual que tens e tudo o que o universo lhe trouxe de bom.

É tempo de enaltecer sua positividade, de dizer para si mesme que tens características únicas, que tens talentos insuperáveis, que tens a beleza que sempre desejou, que tens sonhos novos, que tens amor no coração, que tens gentileza transbordando pelos poros e sobretudo, que tens vida e alegria de viver.

Hoje celebro minha segunda primavera, meu segundo Ostara, o encerramento de um ciclo e o início de um novo. Celebro as conquistas profissionais, a realização de alguns sonhos e sobretudo o amor que vivo, o qual é belo, intenso e transformador. No âmbito profissional, celebro a terceira publicação seguida por editoras, celebro os tantos elogios às minhas obras, celebro as amizades conquistadas e todas as pessoas que de alguma forma deixaram um pouquinho de suas boas essências em minha vida, celebro também a vida e a saúde que pulsa em meu corpo e celebro as milhares de ideias que fervilham em minha mente. As sementes estão plantadas junto à carne da Deusa, e em breve mais frutos colherei.

Não sou um bruxa tradicional, sou intuitiva. Minha religiosidade, minhas regras. E como tal, fiz um ritual para celebrar esse sabbat ano passado e o repetirei esse ano (com algumas alterações). É simples e prático.


Ritual para celebrar Ostara

Usei uma tolha branca (mas pode ser dourada, vermelha, verde, amarela ou branca, que são as cores com ressonância energética nesse sabbat) para forrar meu altar.

Sobre ele acendi uma vela amarela, uma vermelha e uma verde, também acendi incenso de baunilha, mel e sete chacras. Coloquei um copo d'água sobre a tolha e um prato com pães de mel, e frutas cristalizadas, e por fim desembainhei minha espada e a deixei com o fio voltado para cima, então dei início ao ritual.

mentalizando tudo o que eu queria deixar para trás, movia minhas mãos suavemente pegando os pensamentos e jogando-os contra o fio da espada, inspirava profundamente o aroma dos doces e dos incensos e mentalizava as realizações que desejava para o próximo ano, depois repeti todo o processo por treze vezes.

Peguei minha ocarina (pode ser qualquer instrumento musical, ou canção no smatphone/computador) e criei uma melodia intuitiva, de início a tarefa pareceu pesada e complexa, mas aos poucos acostumei-me aos sons e tudo fluiu naturalmente.

Em seguida, diante do altar, em posição de lótus, mentalizei a tripla face da Deusa e a agradeci pela vida, e por ter condições de ultapassar todos os obstáculos que havia ultrapassado, bebi a água, comi as frutas e os pães e coloquei minha playlist favorita para tocar, comecei dançar (não obedeço regras de coreografia, então para muites, o que eu faço não é dançar)  até me sentir repleta de energia, me sentir renovada e inspirada. Então liguei para algumes amigues e jogamos RPG, mais para o final da noite escrevi dez páginas de um livro.

Deixei a espada desembainhada por sete dias, só então a passei sobre a fumaça de incenso de canela e a guardei novamente.


Esse foi o meu ritual de Ostara, você pode criar o seu. Você pode substituir itens à vontade, mentalize o que quer representar com seu item escolhido e pronto.


Feliz Ostara pessoal! ^^ 

Beijos da Pri e Blessed be!

4 comentários:

  1. Que lindo my honey =^^=.
    Adorei o texto e guardei o ritual.

    ResponderExcluir
  2. "Celebro o início de um novo ciclo e sobretudo o amor que vivo, o qual é belo, intenso e transformador." ❤️😍

    ResponderExcluir

Postagens recentes

Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade

  Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade. Bom, para começar esse texto terei de fazer uma breve apresentação do jogo Lobisomem: o Apo...