quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Pitangas e Caramelos

 


"O amor é a promessa incorruptível de que ambos estarão juntos, para sempre."

Sinopse: Andressa é uma mulher moderna, inteligente e misteriosa. Oliver é um rapaz alegre, divertido e por vezes inocente. Ambos se encontram numa viagem de trem e por acaso começam conversar, mal sabiam eles que aquele era o início de uma fantástica história de amor, filosófica, poética e inesquecível.


Pitangas e Caramelos é meu segundo romance e a obra mais elogiada entre todas as que escrevi.
Esse livro foi escrito com uma sólida base filosófica, na qual usei teorias de alguns nomes da filosofia como: Aristóteles, Pascal, Nietzsche, Kierkgaard, Kant, Spinoza e outros pensadores de distintas áreas do conhecimento.

Fiz de tudo para tirar da história a face de manual de filosofia, tal qual O mundo de Sofia, que eu amo de paixão, mas ainda é um manual. Escrevi de forma fluida e acessível, claro, determinados trechos são bem rebuscados para fazer jus à personagem que os protagoniza. Mas quem lê Pitangas e Caramelos não se sente estudando filosofia, se sente lendo um romance, bonito, leve e suave, que é o que ele é.

Quando decidi escrever um romance filosófico, o primeiro obstáculo que encontrei foi justamente o arcabouço linguístico próprio da filosofia, pois, como iria passar o conceito de Estádio Kierkgaaardiano ou o Eterno retorno de Nietzsche, sem parecer chata e maçante? Isso me consumiu um tempo precioso de planejamento. Por fim, quando decidi diluir as informações no decorrer do texto transformando-as em ações orgânicas, tudo se resolveu.

Além da base filosófica, Pitangas e Caramelos também traz referências a pintores clássicos, músicos e muitas, mas muitas referências da cultura pop. É uma obra divertida, reflexiva e muito bem engajada.
Um dos temas centrais da trama é o amor, mas também suas variações e suas origens. Outro ponto bastante abordado na obra é a representatividade, tanto de pessoas do vale, como também pessoas pretas e indígenas.

Esse livro foi indicado por diversas mídias como: literatura trans, só leio lgbt, blogs diversos e até em stories de pessoas bem representadas na comunidade LGBTQIAP+.

Bem, depois disso, creio que não lhe faltarão motivos para lê-lo.
O link para aquisição é esse aqui em baixo. ^^


4 comentários:

  1. Esse livro é simplesmente divino. Maravilhoso.
    Quero dizer que foi uma das leituras mais encantadoras que tive na vida.

    ResponderExcluir
  2. Que lega Pri, não sabia que já estava disponível.
    Galera, só leiam! É lindo demais, fui leitora beta.

    ResponderExcluir

Postagens recentes

Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade

  Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade. Bom, para começar esse texto terei de fazer uma breve apresentação do jogo Lobisomem: o Apo...