sexta-feira, 29 de abril de 2022

Bissexualidade em foco

 



A bissexualidade é só mais uma das inúmeras sexualidades humanas e não incomumente confundida com a pansexualidade e muitas vezes invalidada por pessoas que não são pan nem bissexuais; o mais triste é que isso não é incomum de acontecer mesmo dentro do vale.

Tanto a bissexualidade quanto a pansexualidade têm seus momentos históricos e contextos sociais registrados. Cada uma nasceu como conceito em uma determinada organização social. Quando digo nascer como conceito, me refiro à definição do nome dessa sexualidade, pois a prática sempre existiu. Então é importante compreendermos que por mais que em alguns casos sejam indistinguíveis, ainda assim é preciso respeitar a auto declaração da pessoa.

A bissexualidade é a definição da sexualidade de uma pessoa que se atrai por dois ou mais gêneros, vale ressaltar aqui que pode ser qualquer gênero e que o seu próprio não precisa fazer parte dessa atração romântica e/ou sexual.

Muitas pessoas bissexuais já tiveram suas sexualidades invalidadas por outras pessoas que diziam, de forma completamente errônea, que bissexualidade é indecisão. Pois é, frases do tipo: A pessoa está indecisa, não sabe o que quer, se é bissexual tem que ficar com os dois gêneros, ela nunca ficou com determinado gênero....etc.

Ser bissexual não quer dizer que você tenha tido experiências românticas e/ou sexuais com mais de um gênero, apenas que mais de um lhe atrai. Existem por aí os fiscais de sexualidade, que questionam as pessoas bi dizendo que elas ficam mais com um gênero que com outro, apontando os relacionamentos que a pessoa teve como indicativo de sua sexualidade e até contabilizando a duração de cada um deles e relacionando ao gênero da parceria. Isso é absurdo.

Bissexuais sofrem distintos preconceitos em nossa sociedade binarista, um deles é a ideia estapafúrdia de que uma pessoa se atrair por mais de um gênero é porque está indecisa, também é uma forma de preconceito você não se relacionar com uma pessoa bissexual dizendo que é porque ela pode se apaixonar por alguém com o gênero diferente do seu, então...isso pode acontecer com qualquer pessoa, sim, porque a sexualidade de uma pessoa é percebida por ela em determinado momento da sua vida, que depende de sua criação, bagagem cultural, apoio familiar, independência financeira, equilíbrio emocional/psicológico etc, e essa fase pode ser aos três anos ou aos noventa; então se tem medo que uma pessoa bi se apaixone por uma pessoa de outro gênero, deve considerar também que você pode ser bissexual e ainda não ter se dado conta disso; e que algumas pessoas heterossexuais podem vir a se declararem Bi, sim, isso mesmo, a pessoa hétero com quem convive pode vir a se reconhecer como bi, então esse medo ridículo não faz sentido.

Já ouvi algumas radfem falando que não beijam mulheres bissexuais porque tem nojo delas terem beijado homens um dia, e algumas até afirmam que todas as mulheres bissexuais acabam se relacionando de forma séria com homens e que mulheres são apenas diversão para elas... Bem, desnecessário dizer que isso é só mais um absurdo radfem, né?

A bissexualidade e a pansexualidade são sexualidades muito injustiçadas, inclusive dentro da comunidade. E mesmo que em determinados aspectos se pareçam ou até se cruzem, são diferentes.

Uma pessoa bissexual sente atração por dois ou mais gêneros, mas veja bem, o gênero da pessoa importa, ela não consegue sentir atração por qualquer gênero, mas por alguns específicos. Já a pessoa pansexual se atrai por pessoas, não importa o gênero. A atração surge naturalmente.

Ser bissexual nos dias atuais é mais difícil que ser Gay/Lésbica, pois, além de sofrer preconceito fora da comunidade por conta de sua sexualidade, também acontece o mesmo dentro da comunidade, e isso é estarrecedor. O campo de batalhas de uma pessoa bissexual é tão intenso, que ela nunca para de se defender, apagar incêndios e quase nunca tem um momento de paz, pois constantemente sente-se invalidada por sua orientação sexual.

Ser bissexual não te obriga a ficar com pessoas de vários gêneros. Não te obriga a ter relacionamentos com gêneros diferentes e com o mesmo tempo de duração... Sim, pois é, tem gente que usa acusações do tipo: com homens você ficou mais tempo que com mulheres. Isso não depende do gênero, os relacionamentos são orgânicos, infinitas coisas do nosso cotidiano influencia na duração deles.

Um dos maiores problemas de ser uma mulher bissexual no nosso país é que estará sempre na mira de um hipotético ex namorado. Sim, porque nossa sociedade machista e patriarcal não aceita que uma mulher termine um relacionamento com um homem para ficar com uma mulher, e isso a coloca em sérios perigos de vida, por conta disso muitas acabam escondendo sua sexualidade e negando suas atrações, vivendo uma vida medíocre e superficial.

Não é incomum pessoas bissexuais se anularem por convenção social, para estarem ajustadas ao paradigma social vigente. Muitas mulheres sentem atração por outras mulheres, mas preferem não investir e acabam se comprometendo com homens para não terem problemas em suas famílias, religiões, empregos, com os filhos etc. Isso quando a sociedade não coloca na cabeça delas que isso é só curiosidade, uma fase e que vai passar quando ela conhecer a pessoa certa. Homens Bi sofrem dos mesmos preconceitos e com um agravante, que homens bi são vistos como gays e colocados no topo da lista de pessoas a serem assassinadas por Lgbtfóbicos, alguns garotos que expressam sua bissexualidade ouvem o mesmo discurso ensaiado de sempre, de que é uma fase, que o pai não soube educar, que é falta da presença masculina etc.

Não é uma fase, aliás, não é nada disso, é uma sexualidade muito bem definida, válida e necessária. Somos seres plurais, existem diferentes formas de nos expressarmos e de nos relacionarmos, e o melhor de tudo, é que não é da conta de ninguém.

Nossa sociedade é uma exímia podadora de individualidades, por conta disso, inúmeras pessoas bi se anulam por incompreensão de seu meio e vivem de forma incompleta e infeliz.

Claro que não poderia terminar o texto sem apontar mais um preconceito em relação a bissexualidade, o que diz que ser bissexual é sinônimo de promiscuidade. Ai ai, viu! Promiscuidade não depende de orientação sexual, nem de gênero, classe social, etnia ou religião, promiscuidade é desvio de caráter e nenhuma categoria de pessoas está imune a isso.

Se você é bissexual, sinta orgulho de você, de ser quem é. Porque nenhuma condição humana é inferior a outra.

É isso, beijos e até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens recentes

Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade

  Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade. Bom, para começar esse texto terei de fazer uma breve apresentação do jogo Lobisomem: o Apo...