terça-feira, 23 de novembro de 2021

O que é não binariedade?

 



Olá care leitore, se você é novate por aqui, sugiro que comece sua leitura pelo texto no link abaixo.

Identidade de gênero, sexualidade e expressão de gênero 

Supondo que seja veterane das leituras ou que tenha clicado no link acima e lido o texto, podemos continuar.

A não binariedade é uma identidade de gênero que vai além dos padrões binários de masculino e feminino. Ou seja, é uma identidade transgênero. Toda pessoa que se denomina NB é uma pessoa TRANS, mas o inverso nem sempre é verdadeiro.

Certo, então vamos lá, recapitulando... Quando uma pessoa nasce a ela é atribuído um gênero, geralmente baseado em seu aparelho genital (Nos EUA já podem registrar crianças com gênero neutro e esperar que elas se reconheçam dentro de um espectro de gênero para só então ter um gênero especificado em seus documentos. E na Alemanha e mais alguns países já podem ser registradas crianças intersexo) o que nem sempre é um acerto. Quando a pessoa tem a compreensão de seu gênero e ele diverge do que lhe foi imposto, essa pessoa é transgênero.

Como vimos no texto anterior, gênero é como a pessoa se percebe, como ela se reconhece, como ela se sente. Então uma pessoa transgênero não se sente confortável com o gênero que lhe impuseram no nascimento, ou até antes. Muitas vezes a pessoa fica confusa por se sentir "diferente" das demais pessoas do mesmo gênero, e se sente frustrada por não atender as expectativas dela mesma estando inserida naquele papel de gênero, as quais ela criou baseando-se no gênero imposto e também as expectativas sociais, o que comumente acarreta numa carga de problemas de socialização e relacionamentos. 

Dentro do termo TRANSGÊNERO existem muitos outros termos, pois este é um termo guarda-chuva que acolhe todas as identidades que não são cisgêneras. Bem, então Não Bináries estão sob o guarda-chuva trans? Sim, estão. 

Para uma pessoa se denominar Não Binária, ela precisa estar em desacordo com o gênero que a sociedade impôs a ela, e depois, a identidade com a qual ela se identifica não pode ser pura e simplesmente homem ou mulher (Homens trans são homens e mulheres trans são mulheres, ok?), então podemos dizer que essa pessoa se identifica com uma identidade Trangênero Não Binária, ou seja, não se reconhece totalmente como homem ou como mulher, as vezes nem um pouco. 

Certo. Vamos complicar um pouco agora. Dentro do termo Não Binariedade há outros termos que são acolhidos por ele, sim NB é um termo guarda-chuva que está sob a proteção de outro termo guarda-chuva. Então quando uma pessoa não se reconhece como cisgênero, ela é trans, e vamos supor que ela não se reconhece com os gêneros binários, então ela é NB, só que talvez ela ainda se identifique com algo anexado à não binariedade (que é extensa pra caramba).

Gênero Neutro: é uma identidade TRANS NB na qual a pessoa se sente neutra em relação a gêneros. 

Agênero: é uma identidade TRANS NB na qual a pessoa não se sente dentro de gênero algum, na verdade a  ideia de pertencer a um gênero lhe chega a ser incômoda.

Travesti: é uma identidade de gênero TRANS NB na qual a pessoa se sente dentro do espectro feminino, mas não se denomina mulher. Detalhe que essa identidade está sempre alinhada com a feminilidade e só existe no contexto Latino americano. 

Bigênero: é uma identidade de gênero TRANS NB na qual a pessoa se sente representada por dois gêneros simultaneamente (e esses dois gêneros podem ser qualquer um dos existentes).

Trigênro: é uma identidade de gênero TRANS NB na qual a pessoa se reconhece inserida dentro de três espectros de gêneros simultaneamente.

Poligênero: é uma identidade de gênero TRANS NB na qual a pessoa se reconhece inserida em diversos gêneros simultaneamente.

Gênero Fluido: é uma identidade de gênero TRANS NB na qual a pessoa flui de um gênero para outro de tempos em tempos (para melhor compreensão tem um texto só sobre isso aqui Gênero fluido ).

Intergênero: é uma identidade de gênero TRANS NB interligada a uma variação intersexo.

Demigênero: é uma identidade de gênero TRANS NB na qual a pessoa se reconhece parcialmente dentro de um espectro de gênero.

Two Spirits: é uma identidade TRANS NB na qual a pessoa se reconhece como tendo dois espíritos dentro de si e cada um deles possui um gênero diferente do outro. Alerta para essa identidade, ela não pode ser confundida com Bigênero, e só existem no contexto de indígenas norte americanos.

Etc...

Identidade de gênero não determina a sexualidade da pessoa, sendo assim, não é porque uma pessoa é NB que ela será necessariamente bissexual. Existem sexualidade não binárias, as quais abordarei mais para frente, mas em suma, a sexualidade de uma pessoa não binária não é refletida em sua identidade. E nem toda pessoa intersexo se considera não binária, intersexo é uma identidade diferente, também abordarei mais para frente.

O que eu quero que fique claro aqui é o seguinte: Não Bináries são pessoas TRANS que não se identificam como sendo só homem ou só mulher (homem não é sinônimo de hétero e mulher também não), mas em alguns casos uma pessoa NB pode se identificar parcialmente com um gênero binário, mas nesses casos ela sempre trará mais de um gênero dentro de si. 

Uma pessoa Bigênero por exemplo, é TRANS NB e pode se identificar como Neutro+Feminino, Neutro+Masculino, Gênero fluido+neutro, Masculino+Feminino etc... Isso quer dizer que mesmo que a pessoa se reconheça com um gênero específico como parte do seu espectro de gênero, sempre haverá mais um (e ele nem precisa ser fixo), o mesmo ocorre com Trigênero, Poligênero e Pangênero.

É importante perceber que mesmo que essa pessoa traga em sua identidade um gênero parcial acompanhado de outro gênero, ela nunca deve ser considera binaria, ou seja, não podemos enquadrá-la numa identidade de Homem ou Mulher, ela sempre estará além disso.

Pri, então bissexuais são NB? Não. Sexualidade não define gênero. Não é porque você se relaciona com dois gêneros que você se reconhece como TRANS NB. 

Algumas pessoas têm dificuldade de entender a não binariedade por não prestarem atenção ao que explicamos, e muitas vezes, essas pessoas tentam se impor diante de nós NB e explicar para nós o que é a não binariedade. Em toda nossa vida aprendemos que biologicamente só existem homens e mulheres, o que é um erro absurdo. Primeiro que exclui-se dessa equação as pessoas intersexo, segundo que biologicamente existem pessoas de sexo masculino, feminino e intersexo; homem e mulher é uma construção social de gênero, e como sabemos gênero não é um fator biológico, mas sim psicossocial. Ter um sexo feminino (uma vagina) não te torna mulher, pois sexo é diferente de gênero, ter um pênis não te torna homem e ser intersexo não te torna NB e nem bissexual. Eu sei, eu sei... Mas preciso mesmo explicar dessa forma.

Algumas pessoas resistentes à explicação acham que por terem dúvidas sobre sua sexualidade e cogitarem a ideia de terem relações sexuais com alguém do mesmo gênero, já podem se denominar NB, o que é bem errado da parte delas. 

Não Binariedade é uma identidade de gênero TRANS, e como tal, todas as identidades de gênero são percepções, são reconhecimentos, são auto afirmações de um indivíduo, não estão ligadas ao aparelho genital e nem à sua sexualidade, é um processo psíquico, é como a pessoa se reconhece, como quer ser reconhecida e como se sente confortável.

Pri, então não existem NBs que não sejam TRANS? Não. Se você é não binárie, primeiro você discorda com seu gênero binário, que são homem ou mulher, e obviamente é uma pessoa que transiciona do gênero imposto para o qual você se reconhece, ou seja, uma pessoa TRANSGÊNERO.

Pri, eu sou bissexual, e Cis, não posso me denominar NB? Não. Além de ser uma apropriação indevida do termo, é um desserviço social e político, pois enquanto as pessoas NB sofrem horrores para serem reconhecidas, você fica usando o termo indevidamente e confundindo as pessoas que ainda não o compreenderam, ou seja, está só atrapalhando. 

Visibilidade exige responsabilidade. Se você quer ajudar a população NB a ganhar visibilidade, estude, participe de conversas, palestras e grupos NB, faça postagens conscientes explicando para as pessoas o que é ser não binárie de verdade.

Ah Pri, mas eu sou bem descolade, não ligo pra essas coisas, não posso me denominar NB? Não. Se você quer se denominar NB se assuma como uma pessoa TRANS, coloque toda a carga que carregamos sobre suas costas e aguente todo tipo de injurias, violências, cancelamentos, rejeições que recebemos, pois, não tem como ser NB sem ser TRANS, e se nós levantamos a bandeira da não binariedade é justamente para buscar visibilidade pelo que somos, e não para lançar um termo moda que qualquer ume possa usar.

Resumo geral: Não Bináries são pessoas TRANS que não se identificam com um gênero binário (homem ou mulher) completamente, ou de forma alguma.

Beijos da Pri! ^^




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens recentes

Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade

  Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade. Bom, para começar esse texto terei de fazer uma breve apresentação do jogo Lobisomem: o Apo...