sábado, 17 de julho de 2021

Por que temos que combater o reacionarismo?

 


Há algum tempo uma crescente onda de reacionarismo cresce e se estende pelo Brasil, revelando-se em centros urbanos com ataques às pessoas pretas, LGBTQIAP+ e instituições governamentais, e também nas áreas rurais, dizimando florestas, envenenando águas e perseguindo povos indígenas.

Essa onda de reacionarismo é histórica, ganhou muita força no país através de movimentos de ultra direita que se difundiram pelo Brasil na era Vargas com maior ênfase. Esses grupos atuam sob a lógica fascista materializada por Mussolini e amplamente difundida por Hitler. Sim, os ideias fascistas no Brasil estão crescendo e muito.

Esses movimentos de ultra direita elegem uma parcela da população como prioritária de direitos e exclui o restante, essa parcela privilegiada é composta por homens brancos, de classe média-alta, cristãos, cisgêneros e heterossexuais. Essa normativa social é imposta sobre todo o restante da sociedade através de discursos ardilosos e propositalmente confusos com conceitos sumariamente arcaicos. E esses indivíduos tornam-se fiscais da população e acabam fazendo o papel de vigia, carrasco e executor pelo Estado.

Nosso país, em tese, é democrático. Ou seja, todo cidadão tem o direito de se expressar, seja através de sua orientação sexual, sua cultura étnica, seus ideais políticos e até religiosos, desde que essa expressão não viole o direito de liberdade de outrem e sua dignidade, mas isso fica só no papel mesmo. Qualquer indivíduo que foge da normativa social (patriarcal, misógina, lgbtfóbica, capitalista, racista, capacitista, heterossexual e capacitista) é visto como um indivíduo insurgente, um perigo para o equilíbrio social, um mau exemplo que deve ser imediatamente eliminado.

As crescentes ondas de violência estão atreladas a esse paradigma social, basta ver nos gráficos de vítimas para se ter uma noção. As estatísticas ainda apontam que a maioria dos assassinatos que ocorrem no Brasil, são crimes de ódio; feminicídio, lgbtfobia, racismo e intolerância política. 

O governo atual é dos maiores propagadores de desinformação, ódio, preconceitos e corona vírus, vale ressaltar. Não é por acaso que muitas pessoas que sempre estiveram no patamar privilegiado abriram suas asas após esse presidente assumir o poder. Pessoas que guardavam seus preconceitos velados, hoje, escancaram na internet toda sua verborragia misógina, lgbtfóbica, racista e capacitista, pois, sabem que estão propagando o que o governo diz e faz, ou seja, estão em acordo com os ideias governamentais.  

Recentemente um grupo de políticos da direita se uniu para proibir o uso da linguagem neutra em órgãos públicos e privados. Sabe o quão grave isso é?

Vejo alguns "intelectuais" que se dizem de esquerda se opondo à linguagem neutra porque dizem que isso vai destruir, ou descaracterizar o idioma. Bem, esse é o mesmo argumento usado pela direita, algo tem de errado aí. Direita e esquerda usando o mesmo discurso para se opor à mesma coisa? Alguém está no caminho errado. Acontece que os ditos "esquerdistas" que lutam contra a linguagem neutra, não passam de reacionários enrustidos, e querem se apresentar como minoria quando na verdade fazem parte dos privilegiados.

Quando uma pessoa se opõe à forma de comunicação de outrem, ela está se opondo à existência dessa pessoa, à forma como a pessoa se sente confortável para se expressar. Vale lembrar que a própria constituição oferece a todas as pessoas o direito de se expressarem como são, através dos meios que lhe são cabíveis. Há dois meses uma juíza no sul do país deu permissão a uma pessoa para que colocasse em sua certidão o gênero neutro, e a explicação dela foi simplesmente baseada na constituição e no direito de se expressar. Ela disse que quando uma pessoa é impedida de se autodeterminar não-binária, esse impedidor está sendo anticonstitucional. Ou seja, toda reação à nãobinariedade e a linguagem neutra é por si anticonstitucional, reacionária e ultradireitista. Sem nenhum tipo de ressalvas.

Quando os políticos determinam a proibição da linguagem neutra, estão impedindo pessoas de serem quem são e se comunicarem devidamente. Sabe quem fez isso no Brasil antes? Pombal. Sim, as reformas pombalinas acabaram com diversas línguas nativas e proibiu o uso do tupi como forma de comunicação, as inúmeras reformas instituídas pelo marquês de Pombal atacaram não só uma língua, mas várias, e não é segredo para ninguém que os portugueses são genocidas declarados, não existe justificativa para o que fizeram e o mundo inteiro concorda com a hediondosidade desses atos.

Bem, será que esses privilegiados (brancos, cisgêneros, héterossexuais, homens etc) relacionam suas defesas com as desses genocidas? Porque é impossível não perceber a semelhança das ações. Defender a proibição de uma linguagem (que é uma ferramenta tecnológica humana e essencial para seu desenvolvimento) é impedir uma pessoa de ser quem é e de se comunicar de acordo com sua realidade. Ou seja, é um puro reacionarismo fascista.

É preciso ter muito cuidado com os discursos que escutamos e reproduzimos. Porque ao mesmo tempo em que se defende a proibição do gênero neutro e o uso da neolinguagem, defende-se ideais fascistas e historicamente genocidas, como: impedimento de expressar-se, historicamente, culturalmente e socialmente. Então se você se considera uma pessoa do bem, revolucionária e libertária, preste mais atenção ao que defende e ao que se opõe, o Cis-tema é mestre em ludibriar as pessoas com suas doces artimanhas para nos colocar uns contra os outros e nos transformar em fiscais do tradicionalismo.

Resumindo, ou você é revolucionário e apoia todas as causas antisistêmicas ou você é indubitavelmente, reacionário. 

Sem mais.

Pricila Elspeth 


10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedroom, por favor para de me perseguir. Já disse de inúmeras formas que sua presença mesmo que virtual me incomoda. Chega de ficar me stalkeando só pra me perturbar. Use seu tempo para cuidar da sua família ao invés de ficar me importunando.
      Já pedir pra me esquecer, mas você simplesmente não o faz.
      Cada comentário que você faz aqui me incomoda, e se eu aceitar tods eles, serão uma baita propaganda negativa para você, note que não o faço justamente para preservar sua imagem, mas você não entende, não consegue assimilar que você me é incômodo.
      você não é bem-vindo aos meus espaços de convivência digitais, nas minhas redes, não somos amigos nem nada, então por favor, se comporte com um senhor que você é e pare de me perseguir Pedroom Lanne!

      Excluir
  2. Pedroom, por favor para de me perseguir. Já disse de inúmeras formas que sua presença mesmo que virtual me incomoda. Chega de ficar me stalkeando só pra me perturbar. Use seu tempo para cuidar da sua família ao invés de ficar me importunando.
    Já pedir pra me esquecer, mas você simplesmente não o faz.
    Cada comentário que você faz aqui me incomoda, e se eu aceitar tods eles, serão uma baita propaganda negativa para você, note que não o faço justamente para preservar sua imagem, mas você não entende, não consegue assimilar que você me é incômodo.
    você não é bem-vindo aos meus espaços de convivência digitais, nas minhas redes, não somos amigos nem nada, então por favor, se comporte com um senhor que você é e pare de me perseguir Pedroom Lanne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá queride! Por favor, printa aí as ofensas que eu fiz pra você.
      Porque até onde sei e todes que entram nesse blog, você é que me ofende e depois apaga os comentários. Você vive me chamando de burra, de idiota, negando minha identidade, me ofendendo de inúmeras formas e me incomodando com sua indesejável presença virtual, pois, não é a primeira nem a segunda vez que lhe digo que você me incommoda, e esse tipo de ação repetitiva é caracterizada perseguição em ambiente virtual, crime, se preferir.
      Em nenhum momento eu direcionei uma ofensa a você queride, só estou dizendo exatamente o que você está fazendo, já que você escreve asneiras e apaga achando que ninguém leu. Ai ai viu!?
      Olha, na boa, você sabe que não é bem-vinde aqui, mas como não tenho como impedir você de voltar, até porque você pode voltar com um dos seus fakes, então, não digo mais nada. Só saiba que perseguição é crime.
      Beijos queride!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Eu não estou te cancelando Pedro Luis, ou Pedroom Lanne, seja lá como gosta de ser chamado. Não tenho poder de cancelar ninguém, você faz isso sozinho com você mesmo quando diz que travesti é um homem vestido de mulher, quando diz que pessoas trans se assumem só para se aparecer e ganhar likes, quando levanta uma barreira reacionária diante de uma proposta de inclusão através da utilização de um código de comunicação escrita, quando diz que eu uso cosplay feminino. Saca?
      Esse seu discurso é o mesmo das radfem, que são absurdamente reacionárias, então se você quer ser revolucionário, como prega por aí, precisa mudar seu discurso e seus hábitos urgentemente.
      Ninguém compartilha 100% com a visão de mundo de qualquer outra pessoa, isso se chama individualidade, conhece?
      Então. Adoro debater e conhecer novas visões de mundo, exceto quando elas são reacionárias.
      Mais uma vez, agradeço imensamente pela visita, pois, ela alimenta o algorítimo de relevância do conteúdo que eu publico.
      Novamente, agradeço muito.
      PS: Você tem mesmo uma fissura com a frase "Vai tomar no cu!" Isso é estranho, procure um psicanalista, talvez te ajude com isso.
      Beijos meu querido.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe Cis não binário. Ou você se assume trans não-binário ou é cisgênero e ponto final.
      Quando você se diz cis nb, você está violando toda a luta da população trans, principalmente nb, que luta por reconhecimento. Nesse caso você estaria só usurpando um lugar que não é seu.

      Mais uma vez você vem aqui, me desrespeita, nega minha identidade e fala um monte de besteiras. Você precisa se atualizar, é sério.
      Eu não vou mais me prestar a sequer ler um comentário que postar, sério.

      Mas pela última vez, como você finalmente assumiu que não entende os conceitos, vou te explicar.
      GF e NB são identidades de gênero, ambas do espectro transgênero. Ou você é cis ou é trans, não dá pra ser as duas não. A identidade de gênero não tem absolutamente nada a ver com expressão de gênero e nem com sexualidade (ou como você utiliza, orientação sexual). Sexualidade está ligada a atração que a pessoa sente por outra, seja romântica ou sexualmente. E expressão de gênero é como a pessoa se veste, porta, fala, é como a pessoa quer ser vista, o que é bem diferente de ser compreendida.
      Pois bem, as expressões de gênero atualmente conhecidas são: masculina, feminina e androgêna. Não tem muito segredo para quem viveu nos anos 80/90.

      Talvez a sua confusão seja desvincular a identidade de gênero da sexualidade. Gênero não define sexualidade.

      Bem, o que mais eu posso dizer? ... Pesquise! Tenho um texto aqui no blog onde explico direitinho o que é cada termo e ainda dou exemplos claros.

      Quanto a mim, sou TRANS NÃO-BINÁRIA Bigênero [neutro-feminino] (identidade de gênero), LÉSBICA (sexualidade), com EXPRESSÃO DE GÊNERO FEMININA. Acho que mais claro só se ler o texto e procurar entendê-lo de fato.

      Se você consegue mudar sua sexualidade quando e onde quiser, parabéns, você é o primeiro humano da Terra que consegue fazer isso, sabe, esse lance de escolher por quem seus sentimentos afloram. A NASA precisa te conhecer, é sério.

      Eu cansei de você. Não adianta falar para quem não quer ouvir, você está disposto a negar minha identidade, o que te torna um transfóbico de carteirinha, já que não é a primeira vez que diz que sou homem se vestindo de mulher, isso depois de eu ter dito detalhadamente o que cada termo significa e ter descrito minha completa identidade.

      PS: Por favor, vá cuidar da sua esposa e da sua filha e pare de perseguir as pessoas trans.

      PS2: NÃO EXISTE CIS NÃO-BINÁRIO.

      Excluir
    2. Não vem com esse papinho de que não entende os termos não, tá? Você usa seu perfil fake no facebook para divulgar a si mesmo, se auto intitulando o melhor escritor de ficção científica do Brasil. Se você escreve FC e ainda por cima é o melhor de todos, isso diz que você domina termos super abstratos e difissílimos de serem assimilados. Ou seja, a sua incapacidade de compreender termos só se vincula à comunidade LGBTQIAP+?
      Ou isso é só uma demonstração do seu caráter?
      Você entende muito bem, só que persiste em negar as diversas existências da comunidade LGBTQIAP+.
      Simples assim.

      Excluir

Postagens recentes

Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade

  Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade. Bom, para começar esse texto terei de fazer uma breve apresentação do jogo Lobisomem: o Apo...