"Uma garota por todes e todes por uma garota!" - Ridley Jones, a guardiã do museu
Hoje eu venho aqui escrever esse texto, que não será longo, nem formal e tão pouco casual, mas muito importante, ainda mais pelo momento presente. A ideia aqui é simplesmente respirar aliviade, sim, isso mesmo, respirar.
Apesar do Brasil ser um dos países mais lgbtfóbicos do mundo e ser o campeão em assassinatos de pessoas trans, vimos no último ano mudanças muito positivas acontecendo de forma ampla e o melhor de tudo, a comunidade não-binária está no centro disso tudo.
Nos últimos doze meses, váries artistes de fama mundial se declararam NBs, esportistas, polítiques e influencers também e isso é no mínimo louvável. Maravilhoso para dizer o mínimo.
Todo esse movimento global chegou ao Brasil de forma tímida, com algumes ativistas, uma ou outra voz se erguendo na última fileira, tendo sempre uma mão invisível a nos pressionar, nos ferir e nos afastar das mídias. No entanto, apesar de todas as tragédias e perdas físicas, 2021 é um ano de muitas conquistas para as pessoas NBs.
Como já disse aqui, pessoas conseguiram na justiça o direito de declarar em suas certidões o gênero neutro, a retificação de documentos se tornou mais ágil e mais acessível também, além disso, muito órgãos públicos já modificaram seus formulários os quais só continham masculino e feminino para que a pessoa se identificasse, muitos agora também trazem o campo outros, não é o ideal, mas já quebra o binarismo.
A Argentina está se superando, pois, depois de legalizar o aborto e provar que é a melhor saída para evitar mortes desnecessárias e desmantelar esquemas criminosos, agora decretou o gênero neutro como um direito de sues cidadães.
Ter brasileiries não-bináries atuando na mídia então, é um presente indescritível. Sim, por meio dessas pessoas e a insistência do uso da linguagem neutra e afirmação da identidade de gênero que possuem, hoje temos desenhos dublados com linguagem neutra, filmes, séries, livros etc, temos pessoas NBs produzindo e distribuindo produções cinematográficas para o mundo e mostrando a realidade que nossos políticos (sim no habitual masculino machista e opressor mesmo) tentam suprimir.
Depois de premiada em 2019, no ano em que se declara não-binárie (ou seja 2021) Bárbara Paz é indicada ao festival de Veneza, com muito favoritismo levando ao público seu filme 'Ato'. Ah, mas não para por ai.
No sul do país existe uma forte repressão à linguagem neutra, dizendo que é pura moda e que vai perverter nossa herança cultural. Qual? A indígena? Aquela que essa mesma bancada está dizimando desavergonhadamente? Enfim... No meio desse caos, o MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA usou linguagem neutra para convidar as pessoas para visitarem o espaço, reaberto agora após um longo tempo fechado por conta de um trágico incêndio.
Entenda... O museu da língua portuguesa foi criado para preservar nossa língua, nossa história e sua flexibilização através do tempo, garantindo assim a comunicação ininterrupta de todas as pessoas que falam o português (principalmente no Brasil). O português que Dom João usava não é o mesmo que Machado de Assis usou e tão pouco o que usávamos nos anos 90. E hoje, temos a inserção de pronomes neutros na língua portuguesa. Ou seja, o museu da língua portuguesa reconhece a evolução do idioma e necessidade de preservar cada um desses períodos, claro, porque é História meu bem, História.
Aliado a isso, a TV Globo e outras emissoras que também estão transmitindo as Olimpíadas, trouxeram à tona muitas pautas à respeito da representatividade, com maior destaque para a comunidade LGBTQIAP+, e mostraram que dentre es competidories há algumas pessoas Não-Binárias, que foram tratadas de forma corretíssima por váries narradories e comentaristas. Fiquei simplesmente impressionade assistindo e ouvindo a apresentadora falando os pronomes e adjetivos neutros de forma tão natural, tão fluida, e ainda depois arremata tudo dizendo que treinou, porque era o mínimo, pois todes merecem respeito. Caracas! Arrepiei.
Mês passado uma empresa de viagens aéreas incorporou ao seu script a linguagem neutra, tanto porque existem funcionares e passageires NBs e a diretoria disse que a empresa quer ser o mais acolhedora possível. Claro que tem um interesse econômico por trás, mas é um passo muito importante, pois, desafiam toda a lógica europeia e oferece conforto às pessoas NBs.
Bem, esse é o grande respiro. Enquanto alguns reacionários com cadeiras nas nossas câmaras lutam contra uma onda imparável, nós avançamos com força total e crescente.
Nãobinariedade é uma realidade e TODES não-bináries apoiam a linguagem neutra, e como muites delus estão em posições de destaque, tudo aponta para um futuro muito favorável para nós, repleto de transformações sociais, principalmente na forma de nos comunicarmos e nos expressarmos.
Vou deixar aqui um link para um excelente guia de linguagem neutra, produzido por ume NB e com a ajuda de diverses profissionais de linguística.
Beijos e abraços a todes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário