sábado, 13 de fevereiro de 2021

O poder do nome




Você já buscou o significado do seu nome? Já viu sites ou livrinhos de significado de nomes? Quantas vezes se questionou sobre a origem do seu nome, significado ou motivo pelo qual você o tem?

É comum em algumas etnias indígenas a pessoa mudar de nome no decorrer de sua vida, não uma, mas até várias vezes. Isso era mais comum no passado, e obviamente tem um motivo bem claro para isso. Indígenas possuem um apreço muito grande pelo significado de seu nome, pois, nome é identidade, é a caracterização de uma massa, é um conceito abstrato que atravessa a carne, o tempo e o espaço.

Quando pensamos numa pessoa que conhecemos, construímos a imagem dela em nossas mentes, mas basta uma ínfima menção de seu nome para que essa imagem seja automaticamente acionada em nosso cérebro. O nome evoca a presença, a essência, ativa a memória através do espaço e do tempo. Não importa há quanto tempo tenha morrido, se eu disser Napoleão, a imagem do italiano se forma na sua mente.

Além disso, o significado tem importância não só para indígenas, mas para todas as pessoas no mundo, porque é através desse nome que a pessoa será conhecida, lembrada e citada. 

Como eu disse anteriormente, indígenas mudavam de nome várias vezes na vida de acordo com os eventos que permeavam sua existência. O nascimento é um dos mais importantes eventos na vida de alguém, então lhe era atribuído um nome, e conforme vencia oponentes, superava suas expectativas nas atividades comuns tipo: caça, pesca, instrução, conexão com os deuses, interpretação dos sinais místicos e etc, recebia novo nome, um novo significado para sua vida. E não importa quantas vezes mudasse/mude de nome, o atual sempre será o que é/era lembrado, os nomes anteriores são esquecidos, já que não representa mais aquela pessoa.

Mas isso não acontece só em ambientes indígenas. Na sociedade não indígena as pessoas também apreciam muito o significado de seus nomes. Muitas pessoas escolhem os nomes de acordo com seus significados religiosos, ou de acordo com uma origem territorial que lhe agrade, ou mesmo para manter uma linhagem familiar.

Quando uma pessoa se apropria de seu nome, ela se sente nele, se sente ele, vive ele e se mescla a ele, porque o nome é isso, sua identidade, como você se apresenta, como as pessoas passam a te conhecer e como vão lembrar de você.

Para as pessoas transgêneras, o nome tem um duplo valor, primeiro você se liberta de uma identidade que não te representa, que não te faz feliz e que não cabe em você. E depois você assume sua própria identidade, com o significado mais coerente para a sua pessoa.

Quando uma pessoa transgênera assume um nome social, ou retifica seu nome de registro, ela está assumindo sua identidade interior, ou seja, como ela se vê, como se compreende, como gostaria de ser vista, e isso é muito importante. Claro que muitas vezes pessoas trans passam por perrengues envolvendo seus nomes, como desrespeito ao nome social, negação de seu nome, a revelação do nome morto e outros tipos de incoerências sociais. Mas nada disso muda o fato de que o nome de uma pessoa trans é tudo para ela.

Quando assumi meu nome, que alias era desejado desde a infância, eu me senti eu de verdade. Imponente, poderosa, autoconfiante e finalmente representada, e toda vez que alguém me chama eu sinto que a pessoa está me chamando, e não me sinto mais com um nome emprestado, que soa falso e superficial.

Essa é uma vantagem que as pessoas trans têm, elas podem escolher seu próprio nome de acordo com o que ela acha mais coerente para representar sua identidade. Não tem como descrever a satisfação de olhar seus documentos e ver você ali, ver um conjunto de símbolos que representam tudo o que você é. É como realizar seu maior sonho. Muitas pessoas não gostam de seus nomes e não podem mudá-lo, o que eu acho errado, mas quem sou eu pra discutir com a justiça, né?

Sabe o que é melhor? A identidade, o nome de uma pessoa é uma garantia legal, ou seja, todas as pessoas possuem o direito ao nome. E sim, nome social entra nessa garantia. Existem leis especificas que garantem a legalidade do nome social e que punem o desrespeito a ele. Por exemplo, se alguém chamar você, ou mencionar você pelo nome morto, ou nome de registro, mesmo sabendo que você tem um nome social, essa pessoa está cometendo uma violação. Pior ainda quando ela é alertada sobre isso e não se importa, continua tratando você por uma identidade que não é sua, isso acarreta uma série de problemas para ela, e é importante que nós trans, saibamos de nossos direitos, pois, o mundo está cheio de transfóbiques que tentam a todo custo desestabilizar nossas emoções e negar nossas identidades. 

Eu sempre digo para as pessoas com quem converso para buscar o significado de seus nomes, refletir sobre eles e introjetá-los em suas essências, viver o significado dele, para que assim, você se sinta você, se sinta em união com seu nome e sinta que ele te representa. Claro, que nem sempre isso é fácil. 

Nomes são poderosos, e sempre, sempre, terão alguma influência sobre seu portador. É isso.


Beijos da Pri! ^^






 

4 comentários:

  1. Muito real. Eu não gosto do meu nome porque foi escolhido para agradar minha avó, só isso. E eu nem a conheci. Complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode parar, seu nome é lindo.
      Mas eu entendo sua frustração.
      Complicado mesmo.
      Um dia quem sabe, as coisas melhores e possamos nos expressarmos melhor, né?
      Beijos!

      Excluir
  2. Ontem conversávamos disso na casa da minha mãe. Ela não gosta do nome dela que é o "feminino" do meu avô e sempre a ouvi dizer que pudesse mudaria.
    E esse sentimento fez com que na infância tivesse vergonha de falar o nome dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que traumático, né?
      Muitas pessoas não pensam no quão importante é o nome para uma pessoa e simplesmente faz a maior lambança na vida da criança.
      Nome é identidade, e está ligado a autoestima, sabe?
      Tinham de pensar mais sério sobre isso.
      E eu acho que a justiça deveria facilitar a mudança de nome para as pessoas, claro que antes deveriam criar um sistema unificador mais eficiente.

      Excluir

Postagens recentes

Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade

  Lobisomem: o Apocalipse e a transgeneridade. Bom, para começar esse texto terei de fazer uma breve apresentação do jogo Lobisomem: o Apo...